Melhore as tuas relações com os ensinamentos do livro Comunicação Não Violenta
- Carina Horta
- 14 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA , um livro que auxilia no melhorar das nossas relações interpessoais, porquê? Claramente porque traz imensos ensinamentos que possam melhorar a comunicação, gerenciar conflitos e evitar violências. A comunicação não violenta é uma abordagem segundo a qual falamos , ouvimos e leva-nos a contribuir no fundo do coração, de uma forma que haja a ligação entre todos os envolvidos e fazendo assim brotar naturalmente a compaixão. Esta compreende quatro componentes: observações, sentimentos. necessidades e pedidos.
Esses 4 componentes uma vez adaptadas faz com que tenhamos uma comunicação eficaz e mais assertiva.
1- Observação – aqui é importante observar uma dada situação, sem julgamentos e avaliações, pois fica mais fácil exteriorizar o que aquela situação causou na tua vida. A importância da observação sem julgamento implica numa melhor compreensão da situação que estamos a vivenciar com o outro, assim evitamos a resistência e possíveis críticas, quando verbalizamos algo.
2- Sentimentos- o segundo passo é partilhar o nossos sentimentos após a observação da situação, podem ser eles : mágoa, raiva, alegria, etc Ao expressarmos os nossos sentimentos é de extrema relevância sermos específicos , ao invés de usar palavras vagas, porque assim facilita a conexão com os outros.
3- Necessidades- aqui devemos reconhecer e expressar de forma clara as nossas necessidades após os sentimentos que identificamos, utilizando a linguagem positiva de acção, para que haja a compreensão por ambas as partes.
4- Pedidos- Depois de fazer uma observação sobre a situação, identificar os sentimentos e necessidades, é o momento de fazer o pedido de modo que as necessidades sejam atendidas. Os pedidos devem ser bem específicos, de modo que haja uma cooperação mútua, baseada na empatia e compaixão.
A comunicação não violenta dá-nos ferramentas que nos auxilia nas mais diversas situações, principalmente nas mais adversas. Orienta-nos no sentido da reformulação de como expressamos e ouvimos os outros. Sendo assim, este tipo de comunicação promove o respeito, atenção e empatia.





Comentários